Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Programa prepara jovens para o mercado de trabalho

11/12/2018 11h45 - Atualizado em 11/12/2018 14h49

Programa prepara jovens para o mercado de trabalho

Após formação teórica e prática, adolescentes estão prontos para assumir novos desafios

Foto: Daniel Carvalho/Ascom

Mais uma porta se abre para 90 adolescentes anapolinos. Eles são, a partir do final deste ano, egressos do programa Cidadãos do Futuro. Após um ano de atividades teóricas e palestras educativas, eles receberam, no início da noite da segunda-feira, 10, certificado emitido a partir de termo de colaboração entre a Fundação Pró-Cerrado, que ministra o conteúdo, e a Prefeitura, que assegura a primeira experiência prática do grupo, que é absorvido em suas repartições.  O evento, realizado no auditório do Senac, reuniu pais e familiares dos formandos.

A Prefeitura de Anápolis planeja e executa uma série de políticas públicas de trabalho voltadas à juventude, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Eerizania de Freitas Lobo. O Cidadão do Futuro, juntamente com o programa municipal de estágio e os encaminhamentos de jovens aprendizes para as empresas parcerias, é uma destas ações. O programa, que conta hoje com aproximadamente 318 jovens, é modelo em todo o Estado de Goiás, no que se refere ao cumprimento da Lei 10.097/2000 e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No entanto, o grande diferencial do Cidadão do Futuro é o seu processo de seleção. Os adolescentes e jovens, na faixa etária de 14 a 18 anos, para participarem do programa devem estar matriculados e freqüentar a escola, caso não tenham concluído o Ensino Médio; em situação de vulnerabilidade socioeconômica; em que as famílias são cadastradas no Programa Bolsa Família; egressos de medidas socioeducativas; do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, dentre outros programas desenvolvidos pela Prefeitura.

Diferencial
Outro aspecto fundamental do programa é que, a partir de agora, ele não se encerra com a formatura. Os concluintes serão convidados a participar de uma oficina promovida pelo Espaço da Oportunidade, em que aprenderão a elaborar currículo e serão preparados para as entrevistas de emprego. Encaminhados ao Sistema Nacional do Empergo (SINE), eles serão cadastrados e terão acesso as vagas de emprego de acordo com o perfil profissional.

Programa prepara jovens para o mercado de trabalho