Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Quem se dedica, passa!

29/01/2019 10h43 - Atualizado em 29/01/2019 10h52

Quem se dedica, passa!

Cursinho municipal celebra dezenas de alunos aprovados em vestibulares de universidades públicas

Foto: Paulo Zanella

A Prefeitura de Anápolis plantou as sementes e hoje os alunos do cursinho municipal PreparAção estão colhendo os frutos. Logo no início deste ano, quando começaram a divulgar os resultados dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegaram as boas notícias. Até o momento, já são 28 alunos aprovados na Universidade Estadual de Goiás (UEG), um aprovado em Medicina na Universidade de Rio Verde (Unirv) e até o chamado notão (920 pontos em 1000) na redação do Enem – um dos momentos mais temidos da prova.

João Pedro Mendes, 18 anos, está vendo o seu sonho se tornar realidade. O jovem, que passou em dos vestibulares mais concorridos – Medicina – na Universidade de Rio Verde, contou que durante o PreparAção aprendeu muitas questões que até então não tinha assimilado na escola. “O conteúdo ministrado é muito bom. Os professores são bem humorados e dispostos a nos ensinar tudo. Eu indico com certeza, porque a experiência foi sensacional”, compartilhou o calouro.

Superação é a palavra que melhor define a trajetória da Laryssa Batista, 20 anos. Durante um período ela precisou se afastar da escola e por isso terminou o ensino médio no ano passado, por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Laryssa não podia abrir mão do trabalho e precisou conciliar com a jornada intensa de estudos. O que para muitos seria motivo para abaixar a cabeça, para ela foi um estímulo.

Mesmo achando o conteúdo ministrado no cursinho muito avançado, Laryssa se dedicou e conseguiu tirar 920 na redação do Enem – a melhor nota da turma –, além de alcançar o 4º lugar no curso de Gastronomia da UEG e ser aprovada em Psicologia na Universidade Federal de Goiás (UFG). “Às vezes ficava tão cansada que não pensava em estudar em casa, mas no cursinho eu agregava muito conhecimento presencialmente, além de poder tirar minhas dúvidas. Hoje sou grata às ótimas professoras de Língua Portuguesa e Redação do PreparAção”, partilhou a jovem.

Para a coordenadora do projeto, Camila Barbosa, tantas conquistas são resultado do esforço dos alunos, do corpo docente e da Prefeitura de Anápolis. “Temos a sensação de missão cumprida. Lá o aprendizado é mútuo. O que não poderia ser diferente em um ambiente com tanta generosidade e vontade de aprender”, acredita.

Para a edição de 2019, a ideia é manter aquilo que foi bom e melhorar ainda mais em aspectos pontuais para que os alunos continuem tendo grandes resultados. “A minha expectativa é de muito trabalho para que a nova edição seja organizada da melhor maneira possível. Dessa forma, os participantes alcançarão o alto rendimento”, garantiu a coordenadora do projeto.

Histórico
Dezenas de estudantes ingressaram em cursos superiores de graduação nos últimos dois anos após passarem pelo PreparAção. Com o sucesso do projeto, o prefeito Roberto Naves decidiu dar continuidade e na edição de 2018 disponibilizou 600 vagas – mais que o dobro de quando foi lançado.

Participaram da seleção estudantes de escolas públicas e bolsistas de escolas privadas. Outra novidade foi a formação de turmas de segunda a sexta-feira, no período noturno, somando-se às de fim de semana (sábado e domingo). Dessa forma, as aulas passaram a ser ministradas nos três períodos, ampliando assim as possibilidades de estudos dos participantes.

Para o prefeito Roberto Naves, mais que um compromisso assumido durante a campanha eleitoral, o PreparAção representa um trabalho de inclusão, que dá oportunidade de acesso para pessoas que não têm condições de pagar um cursinho preparatório particular. "É uma forma de manter a igualdade social e educacional dos nossos jovens", avaliou Naves.

Quer ficar por dentro de todas as ações da Prefeitura de Anápolis? Então acompanhe as notícias no nosso site e nas mídias sociais:

Instagram: @prefanapolis

Facebook: @prefanapolis