Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Rede ganha três postos de coleta de exames laboratoriais

06/11/2018 16h47 - Atualizado em 06/11/2018 17h02

Rede ganha três postos de coleta de exames laboratoriais

Serviço faz parte do processo de reestruturação e, em breve, será levado a todas as regiões da cidade, facilitando o acesso do paciente

A reestruturação em curso na rede municipal de saúde passa também pelo setor de diagnósticos. Para facilitar o acesso da população, foram abertos três postos de coleta ambulatorial no Hospital Municipal e nas unidades de saúde Abadia Lopes da Fonseca e Parque Iracema. Isso significa, num primeiro momento, 200 análises clínicas por semana, média de 40 por dia. “Esses exames eram realizados apenas na urgência e emergência e agora passam a ser feitos nos postos, de forma descentralizada. Uma ação inédita em Anápolis”, ressalta o prefeito Roberto Naves.

No total, serão ofertados 39 exames laboratoriais como hemograma completo, colesterol, ácido úrico, glicose, triglicérides, plaquetas e tempo de coagulação. Os postos nas unidades Abadia Lopes e Iracema vão funcionar das 7h às 11h (horário previsto de coleta). No Hospital Municipal, onde fica o laboratório de análises, o atendimento vai dar 7h às 17h para agendamento e depois passa a trabalhar em regime de plantão para as urgências e emergências, assim como acontece na UPA da Vila Esperança.

A princípio serão três postos, mas o projeto pensado para a saúde prevê cobrir toda a cidade com o serviço. As próximas unidades definidas para receber o trabalho de coleta são Vila União, Bairro de Lourdes e Recanto do Sol. “Finalizando a implantação no Hospital Municipal, no Iracema no e Abadia, vamos iniciar a implantação nessas outras unidades e, posteriormente, definir as que faltam”, conta o gerente da rede laboratorial do município, Eduardo Lopes Ribeiro.

Funcionamento
O agendamento será feito nas unidades por servidores dos próprios laboratórios de coleta. No início serão disponibilizadas diariamente 10 vagas para o Abadia e outras 10 para o Iracema, que se somam às 20 do Hospital Municipal, local que vai receber o material coletado e proceder a análise clínica. “Após a realização do exame, ele será impresso e encaminhado à unidade onde foi coletado no prazo máximo de quatro dias para estar nas mãos do paciente.