Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Restaurada, casa de Anapolino de Faria é aberta à visitação

09/11/2017 19h49 - Atualizado em 09/11/2017 19h53

Restaurada, casa de Anapolino de Faria é aberta à visitação

Prefeito Roberto Naves esteve no prédio, acompanhado do bisneto de Oscar Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer

O resgate de uma das páginas mais importantes da história de Anápolis foi concluído com a restauração da casa que pertenceu ao ex-prefeito Anapolino de Faria. O prefeito Roberto Naves visitou, nesta quinta-feira, 9, o prédio que teve as características originais preservadas na  maior parte do projeto de recuperação. “A nossa visita significa todo o respeito com os protagonistas e com os fatos históricos que aqui se passaram. Nossa memória precisa ser preservada”, disse o prefeito, que estava acompanhado do secretário municipal de Cultura, Erivelson Borges.

Projetada pela arquitetura moderna de Oscar Niemeyer, a construção da casa foi iniciada em 1954 e concluída em 1957. Um dos hóspedes frequentes era o ex-presidente Juscelino Kubitschek, durante a construção de Brasília. A filha caçula do ex-prefeito, Renata Faria, acompanhou a visita. “É com uma imensa alegria que recebemos as novas instalações dessa casa que representa um momento único, em que estiveram reunidos, no mesmo lugar, homens da importância de JK, Oscar e Anapolino”, lembrou.

O arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto do maior expoente no segmento, assinou uma escultura instalada no jardim frontal, com inspiração nos traços de Oscar Niemeyer. “É um orgulho passar a fazer parte desta história”, relatou. Ele destacou, como fato positivo,  que a maior parte dos profissionais envolvidos são da cidade.

A nova casa do ex-prefeito Anapolino de Faria pode ser visitada no mesmo endereço de sempre, na Rua Sandita, nº 55, Setor Central. No local, também poderá ser conferida a 1ª Mostra Kzulo de Arquitetura, Decoração e Paisagismo, sempre das 9h às 16h. O evento vai até o dia 10 de dezembro.

Restaurada, casa de Anapolino de Faria é aberta à visitação