Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Revisão do Plano Diretor Participativo avança com realização de mais uma audiência pública

26/11/2015 14h09 - Atualizado em 26/11/2015 14h37

Prefeito João Gomes esteve no evento que contou com a participação efetiva da comunidade interessada pelo tema

Mais uma etapa pela efetivação do processo de Revisão do Plano Diretor Participativo foi cumprida nesta quarta-feira, 25, através da realização de audiência pública que contou com a presença da comunidade interessada pelo tema, entre representantes de empreendimentos imobiliários, membros de entidades classistas, entre outras autoridades. A reunião teve como foco atribuir mais opiniões públicas em contribuição à lei que rege a expansão da cidade em vários aspectos.

O prefeito João Gomes também esteve na abertura dos trabalhos e justificou a importância do cumprimento de mais esta etapa pela revisão do Plano. “Nossa cidade cresceu consideravelmente nos últimos anos. Aqui, por exemplo, tivemos a implementação do Parque Ipiranga, exigindo alterações importantes na legislação que comanda a nossa expansão urbana”, citou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Lisieux Borges, também fez referências ao processo. “Tudo o que for acordado durante o processo de revisão chegará ao Legislativo para ser efetivado em lei. Por isso a necessidade da população participar deste processo”, disse. Além do presidente da Câmara, também estavam presentes os vereadores Amilton Filho e Wederson Lopes.

O secretário municipal de Gestão e Planejamento, Jorge Bazi, afirmou que a Prefeitura vai continuar empenhada até a efetivação da revisão do Plano. “Realizamos muitas etapas neste ano e esta não é menos importante. Ficamos felizes com a participação da comunidade interessada pelo tema. É assim que enriqueceremos a nossa lei com as atribuições justas colhidas em todo o processo”, destacou o secretário.

Processo de Revisão do Plano Diretor Participativo

Desde junho deste ano foram promovidas três etapas: diagnóstico, oportunidade que a equipe foi em cada região para ouvir as pessoas; reuniões setoriais com Celg, Saneago, OAB, Câmara Municipal, entre outros, que simbolizam uma parte importante; e a etapa de propostas. Todas foram encerradas com uma audiência pública.

Segundo a diretora de Gestão Plano Diretor, Rafaela Bueno, é um plano diretor que rege a cidade no ponto de vista econômico, ambiental, mobilidade urbana, construção civil. “Por ser um plano composto de vários elementos e assuntos da cidade, a participação popular é fundamental para que as pessoas possam dar sua opinião na cidade que elas querem para os próximos anos”, observou.

A diretora de Gestão Plano Diretor ressaltou ainda que é uma necessidade que a própria cidade produz. “A última atualização foi em 2006, a cidade cresceu, teve investimentos, a parte de uso do solo, principalmente, vai ficando desatualizada”, pontuou.

O secretário municipal de Gestão e Planejamento, Jorge Bazzi, incentiva a participação da comunidade porque é um documento que está sendo elaborado para ser apreciado pelos poderes Executivo e Legislativo, mas que é importante para toda a população. “Durante todo esse semestre tivemos esse foco que é a participação popular. Uma proposta de lei com artifícios modernos e com especificidades de Anápolis”, diz.