Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Samu de Anápolis recebe três novas ambulâncias

12/06/2018 11h05 - Atualizado em 12/06/2018 11h30

Samu de Anápolis recebe três novas ambulâncias

Pela primeira vez, o município - que sedia a Regional Pireneus - possui viaturas de reserva técnica

Foto: Daniel Carvalho - Ascom

A Prefeitura de Anápolis recebeu do Ministério da Saúde, na manhã desta terça-feira, 12, três novas ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As novas viaturas são mais modernas e chegaram para substituir as antigas que, agora, vão compor a reserva técnica, uma novidade no Samu de Anápolis. A coordenadora do serviço, Eliane Bento, explicou que, se um dos veículos precisar de manutenção, o trabalho não será prejudicado.

Durante o evento, ela ainda parabenizou a Prefeitura de Anápolis pela iniciativa de providenciar a nova frota para a equipe. “Esse trabalho funciona como uma engrenagem. Se o Poder Público não tivesse feito a sua parte, com certeza não estaríamos aqui hoje comemorando essa conquista. Essas ambulâncias são fundamentais para o conforto e segurança da população e dos profissionais”, afirmou.

As novas ambulâncias podem ser utilizadas tanto para suporte básico - que atende casos de menor complexidade - como suporte avançado - conhecida como UTI Móvel, que presta socorro a pacientes com risco de morte. "O Ministério da Saúde dá essa liberdade de escolha ao município, conforme a necessidade. Portanto, duas das novas ambulâncias serão usadas no suporte avançado e uma no básico", explicou a coordenadora.

“Teremos uma tranquilidade a mais para trabalhar”, reforçou o prefeito Roberto Naves ao anunciar que já está em fase final de compra uma nova Central de Telefonia para o Samu. “Da última vez que estive aqui recebi a demanda da reforma deste prédio e, na próxima semana, receberei o advogado que representa o grupo responsável por esta área, para que possamos tratar dessas questões”, contou.

Até então, a frota do Samu em Anápolis contava com apenas duas ambulâncias de suporte avançado e quatro de suporte básico, além de duas motolâncias. A estrutura a sede é composta por uma Central de Regulação, na Avenida JK, e o posto de atendimento, na Vila Jaiara.

A Central de Regulação atende aos municípios que compõem a Regional Pireneus. Além de Anápolis, fazem parte Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Cocalzinho, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás. Na região, são quase 490 mil habitantes amparados pelo Samu 192.

Samu de Anápolis recebe três novas ambulâncias