Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Show de talentos no Cultura que Transforma

13/12/2018 17h05 - Atualizado em 14/12/2018 10h57

Show de talentos no Cultura que Transforma

Projeto encerra o ano com espetáculo envolvendo diferentes expressões culturais

Cultura que Transforma_Daniel Carvalho/Ascom

Dança, teatro, breakdance, circo, capoeira, música e grafite entraram em cena demonstrando o que é o projeto Cultura em Ação, cuja apresentação de encerramento das atividades de 2018 ganhou o nome de Cultura que Transforma. O evento aconteceu na noite da quarta-feira, 12, no Teatro Municipal. O projeto é iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Anápolis.

Os mais de 200 alunos do Cultura em Ação levaram suas histórias para uma noite especial de fechamento das atividades deste ano. As sete expressões artísticas desenvolvidas pelo projeto se uniram em um único espetáculo, onde o público conferiu uma diversidade de talentos e rostos de alunos e professores. As famílias também desempenham papel fundamental para o Cultura em Ação, dando suporte para que os  jovens e adultos prossigam com a prática artística.

“Além de desinibir para o mundo e dedicar a um fazer artístico, um dos papéis importantes é não deixar os jovens vulneráveis às influencias ruins e estarem ociosos nas ruas”, aponta Rosangela Rodrigues, que é mãe da Ana Clara, aluna de violão no Projeto. Mas há o outro lado. “Aprendemos a cada dia com os alunos e percebemos que nossa ação tem evitado muitas armadilhas na vida deles, como a dependência química e a violência”, aponta a professora de ballet, Laura de Souza Santos, há um ano e meio no Cultura em Ação. Laura ministrou aulas no Centro Cultural Filostro Machado e na Escola Municipal Ayrton Sena, que fica no mesmo setor.

O déficit de atenção e a hiperatividade estão presentes de forma expressiva na vida de crianças e adolescentes. Em maior intensidade, se torna um problema para crescimento e formação cognitiva do jovem, sem contar a questão comportamental, desafio em sala de aula. Rosângela Rodrigues destaca que uma das potencialidades do Cultura em Ação é atuar de forma construtiva e terapêutica nestes casos.

Transformação
O Cultura em Ação se insere em uma estratégia de ampliar o acesso à cultura para a população. A iniciativa não se resume em dar atração cultural, mas também em oferecer o ensino, que abre os horizontes do aluno para a diversidade artística local, brasileira e mundial. O Projeto oferece aulas no Centro Cultural Washington Ribeiro (Bairro Boa Vista), no Centro Cultural Filostro Machado e no Centro de Artes e Esportes Unificadas do Jardim Alvorada.

O tema deste ano foi a transformação. “Os educadores se reúnem levando a experiência vivida nas unidades e buscando a mensagem que queremos dar aquele ano à comunidade por meio do espetáculo de encerramento”, explica a coordenadora do Cultura em Ação, Juliana Castro. O tema surgiu ao se avaliar a mudança que o Projeto provoca na vida do aluno e as perspectivas de futuro que ele traz.

Show de talentos no Cultura que Transforma