Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Telecentro de Goialândia oferece oficina de informática para a comunidade

09/07/2018 10h21 - Atualizado em 12/07/2018 17h33

Telecentro de Goialândia oferece oficina de informática para a comunidade

A atividade, realizada na recém inaugurada unidade do distrito, é a primeira de uma programação preparada para o segundo semestre

“Gostei tanto que vou até voltar a estudar”. Foi assim que a moradora do distrito de Goialândia, Divina Correia de Lima, de 50 anos, expressou sua satisfação em participar da ‘Oficina de Informática’, ministrada no Telecentro nestas quinta e sexta-feira, 5 e 6 de julho,  resultado de parceria entre a Prefeitura de Anápolis e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Segundo ela, quando mais jovem não teve oportunidade de se dedicar aos estudos, mas, agora, além de aprender mais sobre tecnologia quer se aperfeiçoar na leitura e na escrita.

Outra moradora encantada com a iniacitiva, Inalba Zanini, de 72 anos, conta que já havia feito curso de informática, mas há muitos anos e não se recordava mais de como utilizar o computador. “É como se eu estivesse aprendendo tudo do zero, pela primeira vez, e está sendo ótimo. Eu não praticava, agora quero usar sempre o computador. E espero mais cursos de aperfeiçoamento”, relatou.

Segundo o subprefeito de Goialândia, José Guedes, a oficina é uma das primeiras ações de inclusão digital realizadas no distrito. Ele anuncia que, em agosto, será ministrado um curso de 50 horas, para que os moradores que não tiveram oportunidade de participar desta oficina possam conhecer mais sobre informática básica, navegação na internet e redes sociais. O Telecentro de Goialândia foi inaugurado pelo prefeito Roberto Naves no dia 16 de maio.

Atividades

O professor Fernando Porto responsável pela oficina em Goialândia trabalha no Senar há seis anos e ministra cursos em diversas regiões do Estado, inclusive em assentamentos rurais e fazendas. Segundo ele, é gratificante realizar ações como estas de inclusão digital já que o computador está presente no cotidiano das pessoas, principalmente a internet. “Quando bem utilizado, o computador traz resultados positivos para o dia-a-dia, tanto na vida profissional quanto educacional e de lazer”, destaca o prefessor.

Quanto à dinâmica da oficina, Fernando Porto detalha: “Inicialmente apresentamos o funcionamento do computador, como usar o Word, o Excel, criar pastas, informações úteis de navegação”. E ressalta: “É sempre gratificante ver as pessoas mexendo no computador. Deixamos o nosso contato telefônico e muitas delas ligam para gente, para tirar dúvidas, pedir mais treinamentos. Isto é muito bom”.

Todos os quatro distritos de Anápolis – Souzânia, Interlândia, Goialândia e Joanápolis – contam com telecentros comunitários, mantidos pela Prefeitura de Anápolis, que além de oportunizar acesso livre e gratuito à internet para a comunidade, ainda oferecem cursos diversos, para todas as idades. Somado a isto, todos os distritos possuem praças digitais, que são áreas comuns de acesso livre a internet.