Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Tributos municipais estão com valores mais baixos

ImprimirImprimir

Tamanho da fonte fonte fonte

15/02/2019 10h22 - Atualizado em 15/02/2019 10h38

Tributos municipais estão com valores mais baixos

Na contramão do que ocorre na maioria dos municípios, a Prefeitura concede descontos em tributos

Foto: Santiago Plata - Ascom

É isso mesmo que você leu. A Prefeitura Municipal de Anápolis beneficia os contribuintes que honraram seus compromissos em dia no ano de 2018, concedendo desconto de 5% para o pagamento do IPTU do ano vigente. Se em 2019 decidir pagar à vista, a situação ainda pode melhorar, garantindo outros 10% de desconto. Tudo isso, graças ao Programa Contribuinte Legal – que imprime desconto automático para o bom pagador. De quebra, a taxa de recolhimento de lixo caiu 20% e a de iluminação, 26%. Não é milagre, é resultado de uma melhor gestão com o dinheiro público.

Ao contrário do que está ocorrendo em muitos municípios brasileiros, Anápolis desponta ao conseguir gerir o erário com excelência e repassar essa conquista aos contribuintes. Na prática, mesmo com a reposição da inflação acumulada do ano passado, que foi de 3,86%, o contribuinte ainda tem vantagem. “É fácil saber que a Prefeitura reduziu esses impostos. Pega 5% de bonificação da pontualidade do pagamento, diminui por 3,86% (variação da inflação), o desconto real será de 1,14%, ou seja, ao invés de aumentar, a Prefeitura está reduzindo as taxas”, explica o secretário.

A partir da próxima sexta-feira, 22, os contribuintes já podem procurar o atendimento da Secretaria da Fazenda nas unidades do Rápido ou se preferir, o boletos podem ser retirados no Portal do Cidadão. (portaldocidadao.anapolis.go.gov.br)

Mais redução
Além disso, a população será beneficiada com redução na TSU 2019. O secretário Geraldo Lino apontou também redução na chamada ‘taxa do lixo’, a queda real aproximará a casa dos 20%. E a CIP terá desconto de 26%. “Pra chegar nestes expressivos números, pegamos o custo anual dos serviços e cruzamos com o número de residências. Identificamos que a cidade cresceu e os valores foram rateados, isso proporcional redução no valor dos tributos”, pontua Geraldo Lino.

Outro ponto que colaborou para a redução da CIP foi à implantação da iluminação de LED em Anápolis. Esse sistema proporciona mais iluminação, maior vida útil das lâmpadas e gasta menos energia.