Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Variação de preço nos itens de material escolar chega a 690%

17/01/2019 09h51 - Atualizado em 17/01/2019 09h55

Variação de preço nos itens de material escolar chega a 690%

Prefeitura de Anápolis fez levantamento para ajudar os pais a economizarem no início do ano

Foto: Daniel Carvalho/Ascom

Para quem tem filho, é quase impossível fugir das despesas com o material escolar no início do ano. Por isso, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), fez um levantamento, entre os dias 7 e 11 de janeiro, em nove papelarias para saber se há diferença de preços entre os produtos que mais aparecem nas listas das unidades de ensino. Clique aqui e confira a pesquisa completa.

A equipe do órgão comparou os preços de mais de 100 produtos e encontrou variação de até 690%. Foi o caso de uma caneta esferográfica, encontrada em um estabelecimento a R$ 7,90, sendo que em outro o mesmo modelo e marca estava sendo vendido a R$ 1,00. Já o produto que apresentou menor diferença foi uma lancheira de personagem de desenho animado, que em uma papelaria estava sendo vendida a R$ 129,00 e em outra a R$ 120,00 – variação de 8,25%.

Portanto, para que os pais façam economia consciente e evitem gastos exorbitantes, é preciso ter paciência e fazer pesquisa comparando os preços de cada item da lista de material escolar. Outra dica é conferir se o filho já possui itens em boas condições que podem ser reaproveitados no próximo ano letivo. Também é possível fazer a troca de livros didáticos com alunos que cursam séries diferentes.

Suporte
O consumidor que constatar qualquer irregularidade ou necessitar de esclarecimentos sobre o assunto pode entrar em contato com o Procon Anápolis por meio do telefone (62) 3902-1365 ou ir à sede do órgão, que fica na Rua Estrela do Sul, esquina com a Avenida Belo Horizonte, na Vila Jussara.

Para mais informações, fique atento ao site e às redes sociais da Prefeitura de Anápolis. Siga: @prefanapolis

Papelarias correspondentes:

1 – Papelaria Bom Jesus