Página Inicial / Multimídia/ Notícias/ Festa da Banana movimenta Interlândia

29/08/2018 12h39 - Atualizado em 29/08/2018 13h43

Festa da Banana movimenta Interlândia

Prefeitura realiza evento para fomentar a economia local; evento conta com atrações artísticas, além de comidas típicas goianas e food trucks

A banana é o principal produto agrícola de Interlândia, fomentando a economia local. Mas, também é responsável por um dos finais de semana mais animados do distrito, com a realização de uma festa que tem a fruta como protagonista. Assim, produtores, comerciantes e população em geral, sob a batuta da Prefeitura de Anápolis, têm encontro marcado entre a noite de 31 de agosto e 2 de setembro, durante a 4ª Festa da Banana.

Além de expor e divulgar detalhes e características das variedades prata e pacovan, cultivadas na região, o evento oferece diversas atrações artísticas, incluindo shows com Jerominho e Damião, venda de produtos e comidas típicas goianas e food trucks. “Trata-se de um encontro importante para a região, realizado pela prefeitura via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, e que integra o projeto Festa nos Distritos, responsável por divulgar as potencialidade de cada um e ainda levar diversão aos seus moradores”, explica o titular da pasta, Adriano Baldy, lembrando que este ano já foram realizadas as festas da Mexerica, em Goialândia e do Milho, em Joanápolis.

Características

No período da safra da banana, que vai de agosto a novembro, os produtores chegam a colher 120 toneladas por semana, somando um total de 1800 por ano (incluindo a entressafra), que são comercializados, principalmente, em Anápolis, Goiânia e Brasília. Em Interlândia e Souzânia, distrito vizinho, há grandes áreas ocupadas por bananais, onde mais de 300 agricultores se dedicam ao cultivo da fruta, considerada altamente nutritiva, de aroma inconfundível e muito utilizada na culinária.

Mas a banana não é utilizada unicamente como alimento na região. Por iniciativa da Prefeitura de Anápolis, a comunidade de Interlândia é estimulada a aproveitar subprodutos como a palha para a produção artesanal. “O objetivo é utilizar tudo aquilo que a fruta pode oferecer, gerando ocupação e renda”, finaliza o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Baldy.

31 agosto (sexta-feira)

17h – Cavalgada

19h – Grupo de Catira

20h – Abertura Oficial - Oração abençoar todos os produtores e a festa

20h30 – Desfile da Rainha da Festa

21h – Gil Carvalho

-1º de setembro (sábado)

19h – Corpo de Baile

19h30 – Apresentação local

20h – Cantor Regional Moisés (Interlândia)

20h30 – Companhia de dança Cowboys Arrojados

21h – Jerominho e Damião

2 de setembro (domingo)

8h ao 12h - Santa Missa, torneio de truco e almoço organizado pela Igreja.

Serviço:

Evento: 4ª Festa da Banana