Página Inicial / Secretarias e Órgãos / Esportes / Programa Esporte em Ação

Programa Esporte em Ação

O esporte é uma importante ferramenta na construção de sonhos e na busca por resultados. Diversos estudiosos transpõem as linhas das quadras nos aspectos técnicos e nos mostram a imprescindível relação desta atividade com a vida real. É do conhecimento de todos, o importante papel do envolvimento com a prática esportiva e o afastamento dos jovens do terrível mundo das drogas, que dissipam milhares de vidas, ano após ano.

O programa visa despertar na comunidade anapolina o gosto pela prática regular da atividade física, possibilitando melhorias na qualidade de vida da população.

 

A Secretaria Municipal de Esportes tem um único programa que é o Esporte em Ação, dentro dele desenvolvemos todas as ações abaixo relacionadas:

Projeto Esporte Escola; Projeto Esporte em Ação; Circuito Anapolino de Corrida de Rua; Jogos Abertos de Anápolis; Jogos da Primavera de Anápolis; Mini Maratona 31 de Julho; Projeto Caminhando com Saúde; Campeonatos de Futebol de Várzea; Eventos Nacionais e Internacionais nas mais variadas modalidades; Projeto lotação esgotada em diversos eventos com o propósito de fazer com que a população possa assistir jogos e competições nas mais variadas modalidades, tudo com o intuito de proporcionar momentos de lazer e ao mesmo tempo despertar o interesse pela prática da modalidade.

Sendo assim todos os projetos do Esporte estão subordinados ao Programa Esporte em Ação.

O Programa Esporte em Ação é uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis através da Secretaria Municipal de Esportes – SEME, que visa oportunizar a iniciação esportiva, aperfeiçoamento e treinamento ao maior número possível de crianças e adolescentes em nossa cidade. Esta ação só é possível através das importantes parcerias na implantação de núcleos de atividades esportivas na cidade, possibilitando o convívio social através do esporte, desenvolvendo o espírito de equipe e a descoberta de talentos.

Atualmente o projeto Esporte em Ação está em plena atividade e tem capacidade para atender um grande número de crianças através dos núcleos distribuídos em vários setores da cidade; totalmente voltado para a prática esportiva de crianças e adolescentes que estejam dentro da faixa etária de 6 a 17 anos de idade, matriculados na rede de ensino e frequentando as aulas.

 

Objetivo:

O Projeto Esporte em Ação tem como objetivo principal, retirar as crianças e adolescentes das ruas, preenchendo o tempo ocioso com atividades esportivas e contribuir para a formação de um cidadão com caráter e dignidade, respeitando a si próprio e ao próximo.

 

Benefícios do Projeto:

- Inserção a uma modalidade esportiva sem custos para a família;

- Uniformes para a prática esportiva;

- Meio incentivador para a formação educacional;

- Facilitador na integração e convívio social;

- Desenvolvimento de valores éticos e morais;

- Palestras nas áreas de saúde, esporte e prevenção;

- Avaliação Física para identificar novos talentos;

- Esporte de rendimento em várias modalidades.

 

Projeto Esporte Escola

A Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, por se tratar de um programa específico da área esportiva, desenvolve o programa Esporte Escola, que consiste em promover atividades esportivas no horário contrário ao turno letivo nas unidades escolares da Rede Pública Municipal; O programa é aplicado em toda a rede, mas está intimamente ligada à visão da gestão da unidade escolar e ao professor de Educação Física vinculado à rede. Uma vez decidida a participação, a unidade escolar encaminhará à SEME um projeto detalhado da atividade proposta, professor responsável, período previsto para execução, dias e horários, carga horária necessária, local de realização, objetivos, materiais necessários, quantidade de alunos prevista, obrigações da unidade escolar e a relação de eventos que pretende participar; O projeto é avaliado pela SEME que emite um parecer e encaminha à Secretaria Municipal de Educação, para análise administrativa, aprovação e enquadramento.

Atualmente o programa atende a 16 escolas da Rede Pública Municipal e abrange mais de 2.000 crianças. As práticas esportivas aplicadas atualmente são: atletismo, futsal, handebol e voleibol. As crianças e adolescentes participantes estão na faixa etária de 8 a 15 anos de idade, matriculado na escola onde ocorre a ação e desempenhando bem as suas atividades escolares.

 

Objetivo:

Promover atividades esportivas nas unidades escolares da rede pública municipal de Anápolis

Benefícios do Projeto:

- Inserção a uma modalidade esportiva sem custos para a família;

- Meio incentivador para a formação educacional;

- Facilitador na integração e convívio social;

- Desenvolvimento de valores éticos e morais;

 

Promoção e realização de eventos oficiais/não oficiais do calendário esportivo do município

Jogos Abertos de Anápolis: Aberto à participação de toda a comunidade, é realizado no primeiro semestre do ano, nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, capoeira, futsal, handebol, judô, karatê, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Mini Maratona 31 de Julho:realizado como parte das comemorações do aniversário da cidade, conta com a participação de atletas de todo o país.

Jogos da Primavera de Anápolis:realizado anualmente no segundo semestre, aberto à participação de estudantes das Redes Municipal, Estadual e particular dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior de Anápolis, competindo nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, capoeira, futebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Circuito Anapolino de Corrida de Rua: aberto à participação de diversas faixas etárias, percurso de 5km.

Caminhando com Saúde: Projeto que desenvolve um sistema de avaliação, orientação e acompanhamento aos adeptos da prática de atividades esportivas ao ar livre em Anápolis, nas diversas faixas etárias. Núcleos de atendimento: pista em volta do Colégio São Francisco - anel externo do Ginásio Internacional Newton de Faria - Parque Onofre Quinan – Parque JK – Av. Brasil Sul.

 

Elaboração de projetos

Segundo Tempo; Lei de Incentivo ao Esporte para ações da Prefeitura; Praça da Juventude; Pintando a Cidadania Etc.

Responsáveis: Diretoria de Apoio Técnico e Diretoria Executiva

 

Administração das praças esportivas municipais

Estádios “Jonas Duarte” e “Zeca Puglisi”; Ginásios “Newton De Faria” e “Carlos de Pina”; Campos de Futebol Varzeanos e Quadras.

Responsável: Diretoria Administrativa e Financeira