Apresentação

A Assessoria Especial de Segurança Pública tem como objetivo prestar atendimento e assessorar a população nos assuntos que envolvam a defesa do direito à segurança e à vida. A pasta é responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) que atua para promover a articulação e proposição de soluções em âmbito da segurança pública municipal.

O GGIM se configura como o maior espaço de integração e debate utilizado pelos órgãos do Governo Municipal. Com este modelo pretende-se melhorar a coordenação dos diversos esforços realizados para produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime à violência, de forma a contribuir, significativamente, para garantir a qualidade de vida em Anápolis.

Em 2017, dentro das iniciativas que fazem parte do Plano Municipal de Segurança Pública, que combina uma série de outras ações, como a implantação de novas câmeras e equipamentos de segurança, além de políticas públicas de saúde, educação e de caráter social, foi criado o Observatório de Segurança Pública. O projeto piloto do Núcleo de Segurança foi implantado no Parque Ipiranga. A escolha do Parque se deu devido aos altos índices de furtos e roubos enumerados naquela região, e desde a sua implantação houve redução de 81% dos casos de furtos e roubos onde se localiza o Parque, no Bairro Jundiaí.

Dentro do Observatório de Segurança também foi implantada a Defesa Social, que visa a oferecer maior consciência e co-responsabilidade da sociedade nas ações de proteção ao cidadão. E, também, a Defesa Civil de Anápolis, que ganhou estrutura física e condições de funcionamento 24 horas.

Videomonitoramento

O videomonitoramento é o carro-chefe dos projetos do GGIM. O órgão foi criado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – (Pronasci), do Ministério da Justiça, com objetivo de prevenir, controlar e reprimir a criminalidade no município. Atividades relativas à prevenção as drogas é outro projeto que merece atenção e está sendo executado pela Assessoria Especial de Segurança Pública Municipal e GGIM, por meio da Gerência de Políticas Públicas sobre Drogas, com o desenvolvimento de estratégias de prevenção e educação sobre drogas.  Para isto, são articuladas ações que envolvem palestras, oficinas e atividades práticas com o fortalecimento do debate e da participação de crianças e adolescentes em consonância com a Política Nacional sobre Drogas, do Governo Federal.

 

Contato
Avenida Getulino Artiaga, nº 400 - Centro
Telefone: 3902 2545/2190/1729/1728