A 10ª edição do Festival Anapolino de Música (FAMU) acontece neste final de semana, de 6 a 8 de outubro, na Praça Dom Emanuel. Esse é um evento tradicional do calendário da Prefeitura de Anápolis, que tem como objetivo fomentar o circuito da música autoral da cidade, identificando compositores, intérpretes e músicos do município que têm desenvolvido projetos independentes de valor e mérito cultural.
“O FAMU faz parte do calendário cultural de Anápolis e este ano acontece por meio do Fundo Municipal de Cultura, que realizou um repasse histórico de cerca de R$ 2 milhões, na edição 2022, para a realização de 40 projetos culturais, a sua maioria já em execução. É uma grata satisfação saber que a gestão municipal segue fomentando o segmento cultural em Anápolis e valorizando a cultura local”, comentou a secretária de Integração, Eerizania Freitas.
Nesta edição, serão distribuídos R$ 95 mil em prêmios entre todos os selecionados que participam do festival. No foco, intérpretes e projetos anapolinos. Isso, no entanto, não retira de cena projetos de outras localidades. Será possível assistir atrações de Pirenópolis, Brasília e Goiânia que também se candidataram e concorrem a melhor canção na categoria single e melhor show na categoria pocket show do festival.
No total, foram inscritas 217 propostas entre as categorias “pocket show”, com a inscrição de 80 candidaturas, e “single”, com a inscrição de 137 canções autorais. Um recorde desde a criação do festival em 2009, que revelou diversos talentos do município. Outro fator que impressiona é a procura por músicos e atrações de outras regiões. Músicos da Bahia, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais são algumas das localidades que buscaram uma vaga nesta edição.
Discussões e políticas públicas de fomento
Além de identificar os talentos do município, o Festival Anapolino de Música é um espaço de construção de sólidas parcerias para o setor cultural. Os encontros entre diferentes artistas, técnicas e saberes diversos, são apresentados no palco fortalecendo o intercâmbio e a fruição das produções. Mas não é só isso. O FAMU sempre foi um espaço para reforçar as políticas públicas de arte e cultura. Neste sentido, no sábado, 7, duas agendas importantes integram a programação: um painel sobre o Mercado da Música às 9h e a reunião do setorial de música do Conselho Municipal de Cultura às 16h.
O painel “Mercado da Música” reúne profissionais da indústria para discutir tendências e oportunidades. Este evento promete oferecer insights valiosos sobre promoção online, estratégias de monetização e conexões na cena musical. Uma oportunidade para a comunidade musical do município se capacitar, expandir sua rede de contatos compreendendo as nuances do cenário atual, impulsionando assim suas carreiras de forma sólida.
A reunião do setorial de música do Conselho Municipal de Cultura é um momento importante para discutir os desafios do setor na cidade. O FAMU propõe uma reunião com músicos, intérpretes, produtores e outros profissionais deste nicho para a compreensão das políticas públicas de fomento como Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo, além da construção de novas e efetivas políticas públicas de arte e cultura. Também participam da agenda representantes da Secretaria de Integração, Diretoria de Cultura do município.
Infância e iniciação musical
Este ano, uma das novidades foi o 1º FAMUZINHO. Realizado nas Escolas Municipais Cora Coralina, Ayrton Senna e José de Assis, as crianças dessas unidades de ensino se apresentaram mostrando seus talentos. Uma experiência única aos envolvidos que na sexta-feira, 6, terão a chance de se apresentar no palco do FAMU. A ação tem o objetivo de estimular a produção musical na infância, a percepção da arte como expressão da realidade e das emoções.
Serviço
10º FAMU
6, 7 e 8 de outubro na Praça Dom Emanuel – Anápolis
Confira a programação
- 6 de outubro
17h30 – Abertura – Parabólica
18h – Apresentação dos representantes das escolas do FAMUZINHO – Escola 01
18h15 – Apresentação dos representantes das escolas do FAMUZINHO – Escola 02
18h30 – Apresentação dos representantes das escolas do FAMUZINHO – Escola 03
18h45 – Abertura Competição Single
19h – Flávio Robbie
19h10 – Uander
19h20 – Luizon
19h30 – Isabella Rovo
19h40 – Deivyd&Júlio
19h50 – Os Cabra de Bigode
20h – Tayna Sampaio
20h10 – Ricardo de Pina
20h20 – Velho Cerrado
20h30 – Gruva
20h40 – A Isca
20h50 – Yago Paixão
21h – Tatiane Oliveira
21h10 – Tom Suassuna Trio
21h20 – Maria Teimosa
21h30 – Insinity
21h40 – Sarah Urzedo
21h50 – Mirante
22h – Sistema Reverso
22h10 – Sambadeiras do Cerrado Samba de Roda
22h20 – Apuração/Apresentação
23h – Encerramento/Resultado
- 7 de outubro
9h – Painel “Mercado da Música” com a participação de Esdras Nogueira, Léo Bigode e Luis Feitoza
16h – Reunião do Setorial de Música do Conselho Municipal de Cultura
17h – Abertura – Parabólica
17h45 – Abertura Competição Pocket
18h – Amanda Canto Violado
18h20 – Quintal de Santana
18h40 – Luccas Sena
19h – Emanuel Guimarães e Érika Ribeiro
19h20 – Marcus Moraes Quarteto
19h40 – Mandalla
20h – Escolta
20h20 – Chá de Gim
20h40 – Flor Furacão e o Forró Jazz do Cerrado
21h – Arquirival
21h20 – Apuração/ Apresentação
22h – Encerramento/ Resultado
- 8 de outubro
17h – Abertura – Parabólica
17h20 – Final Single
18h20 – Final Pocket Show
20h20 – Apuração
21h – Encerramento