A baixa procura pela vacinação contra influenza tem preocupado as autoridades de saúde em Anápolis, principalmente no que se refere à cobertura vacinal nas crianças. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 4.936 doses foram aplicadas em crianças na faixa etária de seis meses a seis anos de idade em Anápolis.
O imunizante que protege contra as cepas: A/H1N1, A/H3N2 e B linhagem Victoria, está disponível em todas as unidades básicas de saúde da cidade. Segundo a Secretaria de Saúde, de fevereiro a abril deste ano, a UPA Pediátrica registou 3.232 casos de síndromes gripais e alguns casos podem ser evitáveis ou mitigados com a proteção vacinal.
“A vacina é eficaz para proteger contra as formas graves da doença, sendo que evita complicações como pneumonias, as quais podem levar a uma complicação severa que é a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), podendo levar a óbito”, ressaltou o pediatra Dartagnan Felipe.
Atualmente, a vacina está disponível para toda a população. Em Anápolis, mais de 141 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Desse total, mais de 50 mil pessoas receberam o imunizante.
“A vacina contra a influenza é totalmente eficaz. É muito importante a conscientização da população em relação à necessidade da vacinação já que sabemos que ela é um importante meio de proteção para nossas crianças”, pontuou o pediatra.
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o término da campanha de vacinação contra a influenza está previsto para o dia 31 de maio, mas os imunizantes continuarão sendo aplicados na população enquanto durarem os estoques.
“A campanha de vacinação contra a influenza desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública, especialmente em tempos desafiadores que enfrentamos. A imunização não apenas reduz o risco de contrair a gripe, mas também ajuda a prevenir complicações graves e hospitalizações relacionadas à doença. É uma medida preventiva que beneficia não apenas os indivíduos vacinados, mas toda a comunidade, ao reduzir a propagação do vírus”, explicou Mirlene Garcia, secretária municipal de Saúde.
Confira os locais e horários de vacinação:
De segunda a sexta-feira (das 7h30 às 16h)
Adriana Parque
Bandeiras
Calixtolândia
Calixtópolis
Jardim Suíço
JK
João Luiz de Oliveira
Munir Calixto
São Carlos
São Lourenço
Vivian Parque
Segunda a sexta-feira (das 7h30 às 21h)
Anexo Itamaraty
Bairro de Lourdes
Filostro Machado
Parque Iracema
Recanto do Sol
São José
Ilion Fleury (Osego)
Vila União
Postos volantes diários – (9h às 16h)
Abadia Lopes da Fonseca
Arco Íris
Arco Verde
Jardim Guanabara
Parque dos Pirineus
Santa Maria de Nazareth
Santo Antônio
Tropical
Vila Formosa
Vila Norte
Semanalmente das 9h às 16h
Segunda-feira
Alexandrina
Vila Esperança
Santa Isabel
Terça-feira
Dom Manoel
Maracananzinho
Leblon
1ª terça do mês — Interlândia e Souzânia
3ª terça do mês — Goialândia
4ª terça do mês — São Vicente e Branápolis
Quarta-feira
Vila Fabril
Alvorada
2ª quarta do mês – Joanópolis
Quinta-feira
Jardim Esperança
Jardim das Américas
Maracanã
Sexta-feira
Santos Dumont
Jardim das Oliveiras