A Prefeitura de Anápolis abriu oficialmente, nesta terça-feira, 05, a Semana do Meio Ambiente no auditório do CEITec. O evento, que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, contou com a presença das turmas do terceiro ano do ensino médio do colégio Estadual Professor Heli Alves Ferreira.
A cerimônia de abertura foi marcada pela participação os estudantes do colégio Estadual Professor Heli Alves Ferreira participaram ativamente do evento. A estudante Maria Eduarda Das Chagas, de 17 anos, disse que, sobretudo para os jovens, “é muito importante conscientizar sobre como cuidar do meio ambiente. É nosso dever cuidar de onde vivemos, onde respiramos, onde convivemos em comunidade.”
Em seu discurso, Flávia Ribeiro, secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços, frisou a necessidade de se implantar políticas públicas, como as que vêm sendo adotadas em Anápolis, para minimizar impactos ambientais.
“As mudanças climáticas já estão ocorrendo e, infelizmente, continuarão a ocorrer. Isso é fruto de anos e anos de uso inadequado dos nossos recursos naturais. O que precisamos fazer agora? Preparar as cidades para que se adaptem a essas mudanças. Anápolis já adota soluções baseadas na natureza há muito tempo. Temos exemplos bem-sucedidos de soluções, como no Recanto do Sol, onde um problema de alagamento foi resolvido com a implantação de um jardim de chuva”, exemplificou.
A Semana do Meio Ambiente em Anápolis expõe o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a preservação ambiental. A Prefeitura tem se destacado em Goiás pela excelência nas políticas ambientais, obtendo nota máxima no ICMS Ecológico todos os anos desde a instituição do mecanismo. Esses esforços resultaram em cerca de R$ 12 milhões para os cofres públicos, destinados a investimentos em infraestrutura verde e projetos ambientais.
Além disso, a cidade implementou um Plano de Drenagem inovador, desenvolvido pelo ambientalista Antônio El-Zayek, para resolver os problemas de enchentes. A implantação de jardins de chuva na região Sul é um dos destaques desse projeto, demonstrando o pioneirismo de Anápolis em soluções sustentáveis.
“Anápolis já vem se preparando há algum tempo. O município desenvolveu legislação, projetos e começou a executá-los, visando a preparação para as mudanças climáticas, que podem ser compreendidas observando o comportamento da água: excesso dela no Sul, falta dela na Amazônia, escassez em nossa região, e a elevação do nível do oceano. Anápolis tem se preparado para esses desafios, como uma cidade do Centro-Oeste, onde o trabalho é considerado sistêmico: drenar a água e armazená-la no lençol freático para garantir a resiliência hídrica”, destacou El-Zayek.
Nos últimos sete anos, Anápolis inaugurou seis novos parques, sete novas praças e 14 Estações do Esporte, expandindo significativamente as áreas verdes do município. Atualmente, mais de 30 novos equipamentos semelhantes estão em obras ou fase de licitação.
A Semana do Meio Ambiente continua até sexta-feira, 07, com uma programação variada de palestras, atividades educativas e visitas guiadas. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
Confira a programação completa:
Quinta-feira, 06 de junho
- Palestra: “Mudanças Climáticas e Surgimento de Doenças Emergentes e Reemergentes”
Palestrante: Elisângela Borovoski, médica veterinária e pós-doutora
Horário: 08h
Local: Auditório do CEITEC
- Palestra: “Proteção, Conservação e Recuperação de Nascentes”
Palestrante: Jeovane Antônio de Souza, engenheiro florestal do SENAR
Local: Jardim Botânico
- Palestra: “Atenção às Queimadas durante as Mudanças Climáticas”
Palestrante: Corpo de Bombeiros
Horário: 10h
Local: Auditório do CEITEC
Sexta-feira, 07 de junho
- Palestra: “Atualização na Legislação do Licenciamento Ambiental”
Palestrante: Thiago Freitas Vitorino, advogado ambiental e diretor de Meio Ambiente
Horário: 08h
Local: Auditório do CEITEC
- Palestra: “Pró-Água: Políticas Públicas para a Conservação e Preservação do Meio Ambiente em Anápolis”
Palestrante: Milena Coelho, engenheira florestal
Local: Jardim Botânico
- Palestra: “Gerenciamento de Resíduos Sólidos e seu Impacto no Meio Ambiente”
Palestrante: Layane Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista da Ecovias Araguaia
Horário: 09h
Local: Auditório do CEITEC
- Palestra: “Importância da Reciclagem”
Palestrante: Rayane Siqueira, tecnóloga em saneamento ambiental
Horário: 10h
Local: Auditório do CEITEC