Prefeitura abre Semana do Meio Ambiente reforçando trabalho para minimizar mudanças climáticas

Cidade em se destacado em Goiás pela excelência nas políticas ambientais, obtendo nota máxima no ICMS Ecológico todos os anos desde a instituição do mecanismo

A Prefeitura de Anápolis abriu oficialmente, nesta terça-feira, 05, a Semana do Meio Ambiente no auditório do CEITec. O evento, que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, contou com a presença das turmas do terceiro ano do ensino médio do colégio Estadual Professor Heli Alves Ferreira.

A cerimônia de abertura foi marcada pela participação os estudantes do colégio Estadual Professor Heli Alves Ferreira participaram ativamente do evento. A estudante Maria Eduarda Das Chagas, de 17 anos, disse que, sobretudo para os jovens, “é muito importante conscientizar sobre como cuidar do meio ambiente. É nosso dever cuidar de onde vivemos, onde respiramos, onde convivemos em comunidade.”

Em seu discurso, Flávia Ribeiro, secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços, frisou a necessidade de se implantar políticas públicas, como as que vêm sendo adotadas em Anápolis, para minimizar impactos ambientais.

“As mudanças climáticas já estão ocorrendo e, infelizmente, continuarão a ocorrer. Isso é fruto de anos e anos de uso inadequado dos nossos recursos naturais. O que precisamos fazer agora? Preparar as cidades para que se adaptem a essas mudanças. Anápolis já adota soluções baseadas na natureza há muito tempo. Temos exemplos bem-sucedidos de soluções, como no Recanto do Sol, onde um problema de alagamento foi resolvido com a implantação de um jardim de chuva”, exemplificou.

A Semana do Meio Ambiente em Anápolis expõe o compromisso da cidade com a sustentabilidade e a preservação ambiental. A Prefeitura tem se destacado em Goiás pela excelência nas políticas ambientais, obtendo nota máxima no ICMS Ecológico todos os anos desde a instituição do mecanismo. Esses esforços resultaram em cerca de R$ 12 milhões para os cofres públicos, destinados a investimentos em infraestrutura verde e projetos ambientais.

Além disso, a cidade implementou um Plano de Drenagem inovador, desenvolvido pelo ambientalista Antônio El-Zayek, para resolver os problemas de enchentes. A implantação de jardins de chuva na região Sul é um dos destaques desse projeto, demonstrando o pioneirismo de Anápolis em soluções sustentáveis.

“Anápolis já vem se preparando há algum tempo. O município desenvolveu legislação, projetos e começou a executá-los, visando a preparação para as mudanças climáticas, que podem ser compreendidas observando o comportamento da água: excesso dela no Sul, falta dela na Amazônia, escassez em nossa região, e a elevação do nível do oceano. Anápolis tem se preparado para esses desafios, como uma cidade do Centro-Oeste, onde o trabalho é considerado sistêmico: drenar a água e armazená-la no lençol freático para garantir a resiliência hídrica”, destacou El-Zayek.

Nos últimos sete anos, Anápolis inaugurou seis novos parques, sete novas praças e 14 Estações do Esporte, expandindo significativamente as áreas verdes do município. Atualmente, mais de 30 novos equipamentos semelhantes estão em obras ou fase de licitação.

A Semana do Meio Ambiente continua até sexta-feira, 07, com uma programação variada de palestras, atividades educativas e visitas guiadas. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Confira a programação completa:

Quinta-feira, 06 de junho

  • Palestra: “Mudanças Climáticas e Surgimento de Doenças Emergentes e Reemergentes”

Palestrante: Elisângela Borovoski, médica veterinária e pós-doutora

Horário: 08h

Local: Auditório do CEITEC

  • Palestra: “Proteção, Conservação e Recuperação de Nascentes”

Palestrante: Jeovane Antônio de Souza, engenheiro florestal do SENAR

Local: Jardim Botânico

  • Palestra: “Atenção às Queimadas durante as Mudanças Climáticas”

Palestrante: Corpo de Bombeiros

Horário: 10h

Local: Auditório do CEITEC

Sexta-feira, 07 de junho

  • Palestra: “Atualização na Legislação do Licenciamento Ambiental”

Palestrante: Thiago Freitas Vitorino, advogado ambiental e diretor de Meio Ambiente

Horário: 08h

Local: Auditório do CEITEC

  • Palestra: “Pró-Água: Políticas Públicas para a Conservação e Preservação do Meio Ambiente em Anápolis”

Palestrante: Milena Coelho, engenheira florestal

Local: Jardim Botânico

  • Palestra: “Gerenciamento de Resíduos Sólidos e seu Impacto no Meio Ambiente”

Palestrante: Layane Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista da Ecovias Araguaia

Horário: 09h

Local: Auditório do CEITEC

  • Palestra: “Importância da Reciclagem”

Palestrante: Rayane Siqueira, tecnóloga em saneamento ambiental

Horário: 10h

Local: Auditório do CEITEC

Compartilhar publicação