Com a previsão de fortes chuvas para as próximas semanas, a Defesa Civil tem intensificado as ações voltadas para o monitoramento de alagamentos e inundações.
Buscando conter os incidentes relacionados com o grande volume das precipitações, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) desenvolveu ações e intervenções para minimizar os danos. As intervenções podem ocorrer de diferentes formas, desde o bloqueio de vias até a sinalização para evitar acidentes.
Uma vistoria que ocorre com frequência foi uma das estratégias adotadas pela COMPDEC para priorizar os locais com histórico de frequência de problemas, além disso, existe um sistema de câmeras em locais estratégicos da cidade para acompanhar o fluxo da água.
Outra medida adotada foi a instalação de 6 pluviômetros, que detectam o fluxo da chuva em tempo real e contribuem com as decisões de intervenções tomadas pela Defesa Civil.
Em situações de emergências, os anapolinos podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Já em casos de urgências relacionadas à infraestrutura urbana, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo WhatsApp (62) 98596-7571 ou pelo telefone 3902-2190.