Agência Reguladora do Município realiza fiscalização no Terminal Urbano de Anápolis

Objetivo foi avaliar se os horários de chegada e saída dos ônibus, a limpeza dos veículos, entre outros critérios, estão sendo cumpridos

Foto: Arquivo

A Agência Reguladora do Município de Anápolis (ARM) realizou nesta quinta-feira, 23, uma fiscalização na Estação Central do Terminal Urbano de Anápolis, por volta das 4h30 da manhã, horário de início das operações dos ônibus. O intuito foi avaliar a qualidade do transporte público urbano de passageiros, considerando critérios como horários de chegada e saída dos ônibus, limpeza dos veículos, lotação máxima, disponibilidade de assentos, entre outros.

“É responsabilidade da Agência realizar fiscalizações efetivas e constantes das empresas prestadoras de serviços públicos municipais regulados. Hoje, os ônibus estão operando no horário previsto, porém, em casos de atraso, os usuários podem enfrentar dificuldades para cumprir seus compromissos. Recentemente, identificamos um atraso de 10 minutos na chegada de um ônibus e estamos avaliando as condições de tráfego, horários de saída e outros fatores para resolver o problema e evitar que isso se repita”, destacou Robson Torres, presidente da ARM.

Como resultado das fiscalizações, monitoramentos e sugestões dos usuários do transporte público, a ARM solicitou o adiantamento do horário da linha 0098, visando atender de forma mais eficiente as necessidades dos passageiros. “Recebemos muitas solicitações dos usuários e, em resposta a isso, iremos adiantar em sete minutos o horário de partida da linha 0098, a partir da próxima segunda-feira, 27. Além disso, solicitamos a instalação de mais duas paradas de ônibus na linha Fabril/Lapa. Quando recebemos sugestões válidas, tomamos as medidas necessárias para implementá-las”, frisou o presidente.

Além de avaliar os horários, a fiscalização também verificou a limpeza dos ônibus. Segundo Enivaldo Dias, coordenador setorial de transportes da ARM, os veículos recebem higienização diária. “A limpeza é realizada ao final do expediente, por isso, ao longo do dia, é possível que os usuários encontrem sujeira nos ônibus, o que deve ser comunicado à empresa para a higienização ser realizada antecipadamente”, explicou o coordenador.

Segundo a coordenadoria setorial de transportes da ARM, desde a sua criação em 2021 até 2023, foram adicionados mais de 1.056 km às rotas de transporte coletivo de Anápolis. Além disso, foram realizadas cerca de 50 alterações nos horários das linhas que atendem diversos bairros da cidade. Somente em abril deste ano, a ARM promoveu mudanças em mais de nove linhas, ajustando horários e itinerários tanto em dias úteis quanto nos finais de semana. A mais recente foi a reativação da linha n°2034, que conecta o terminal urbano à rodoviária.

A ARM reforça que todas as reclamações relacionadas ao transporte público devem ser feitas primeiramente à prestadora do serviço, URBAN, pelo telefone 0800 029 1900. Caso o problema não seja resolvido após a reclamação, os usuários podem contatar a ARM através do Zap24h da Prefeitura (62) 3902-2882, ou pelo e-mail ouvidoria-arm@anapolis.go.gov.br. O órgão investigará a denúncia e, se necessário, tomará medidas punitivas.