Anápolis foi escolhida como sede para as disputas da região IV do Campeonato Brasileiro de Judô, que reunirá mais de 900 atletas entre os dias 5 e 7 de abril. O Ginásio Internacional Newton de Faria será o palco dessa competição de destaque no cenário nacional que conta com apoio da Prefeitura Municipal.
“Eventos desse porte são cruciais para Anápolis, pois não apenas impulsionam o cenário esportivo, mas também estimulam o turismo, beneficiando o setor hoteleiro, restaurantes e o comércio em geral. Além disso, servem como uma inspiração para muitos jovens e adolescentes que veem no esporte uma oportunidade de crescimento”, destacou o gerente de Esportes, Danillo Siveira.
Organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e realizado em parceria com a Federação Goiana de Judô (Fegoju), com apoio da Prefeitura de Anápolis, o campeonato é reconhecido como uma das principais competições do circuito nacional. Atletas dos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e do Distrito Federal se juntarão para disputar as honras no tatame.
A seleção dos participantes ocorreu por meio de seletivas estaduais realizadas em março, garantindo a presença apenas dos competidores previamente selecionados. Goiás, por exemplo, estará representado por 139 atletas que vestirão as cores da Federação Goiana de Judô.
Além da etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô, Anápolis também sediará a quinta etapa do Campeonato Goiano de Judô em 24 de agosto. O calendário esportivo da cidade também inclui o Bonenkai, uma festa de encerramento que premiará os melhores atletas do ano no judô goiano.