Após reunião emergencial, Saúde monta estratégia para prevenir colapso da UPA Pediátrica

Aumento considerável de crianças doentes em decorrência surtos de viroses é muito comum neste período do ano

(Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)

O atendimento da UPA Pediátrica passará por uma ampliação para oferecer mais atendimentos e evitar a sobrecarga nos casos pediátricos emergenciais.

A estratégia foi montada para momentos de grande fluxo de atendimento, geralmente no período noturno. Nestas ocasiões, os pacientes serão encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Maracanã, ambos ao lado da UPA Pediátrica.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento na UPA Pediátrica foi normalizado na manhã desta quinta-feira (20), mas os profissionais se preparam para oferecer mais auxílio à população caso haja alta na procura nas próximas horas.

O aumento considerável de crianças doentes em decorrência surtos de viroses, principalmente respiratórias, é muito comum neste período do ano. “A situação é de calamidade, provocada por um surto viral, talvez pela situação de volta às aulas, e centenas de crianças aguardando atendimento. Várias crianças vieram de outros municípios e precisamos cuidar delas”, afirmou o chefe do Executivo.

“Decidimos aqui dobrar o número de médicos, aumentar o número de leitos, aumentar a estrutura para a urgência dessas crianças, para poder dar o mínimo de estrutura e um atendimento digno com conforto e qualidade”, afirmou o prefeito Márcio Corrêa.

Em casos de sintomas mais simples, a orientação é que a população de Anápolis deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber atendimento.

Compartilhar publicação