A Agência Reguladora do Município de Anápolis (ARM) está recebendo denúncias de moradores da cidade que foram vítimas de um golpe de boletos falsos idênticos aos da Saneago, mas que, na verdade, encaminham os valores das faturas para contas fraudulentas.
Como funciona a ação criminosa?
A ARM já recebeu dois tipos de registros diferentes da ação.
No primeiro deles, pessoas vão uniformizadas até endereços, fazem o corte do fornecimento de água e explicam como o usuário deve fazer para regularizar a pendência, relatando já o valor exato do débito e o site que deve ser acessado para o download dos boletos em atraso.
Na segunda situação, os próprios anapolinos são induzidos ao erro, uma vez que digitam “Saneago 2 via” na internet e o link principal já encaminha para o site falso. Lá, os moradores conseguem emitir o boleto no valor da conta original e utilizando do número correto da conta do usuário.
Em ambos os casos, todos os perfeitos detalhes levam o morador a acreditar que realmente se trata de algo oficial da companhia de fornecimento de água.
Cai no golpe, o que fazer?
De acordo com o presidente da ARM, Robson Torres, um ofício será enviado ao Ministério Público de Goiás (MP-GO), ainda nesta sexta-feira (03), para garantir uma investigação mais rigorosa e a penalização dos responsáveis.
A agência também está atuando para que todos que forem afetados sejam devidamente ressarcidos dos valores perdidos pela Saneago. A companhia foi ainda acionada para que atue o quanto antes para tirar do ar o site https://emitir-segunda-via-saneago.site/, que é fraudulento.
A ARM solicita que as vítimas denunciem o golpe através da Ouvidoria, pelo telefone (62) 9 9683-9076. Sem essas manifestações, não é possível mencionar quantas pessoas foram afetadas e o valor do prejuízo.
Cuidados na emissão do boleto.
A melhor maneira de evitar golpes desta natureza, segundo Robson Torres, é colocar essas contas fixas em débito automático.
Caso essa não seja uma possibilidade para o usuário, é preciso conferir que está acessando o site oficial da empresa, que é o www.saneago.com.br.
Além disso, após a emissão do boleto, os moradores devem observar para qual conta está sendo enviada o pagamento.
Isso porque golpistas têm usado nomes de envio como Companhia e Distribuição de Agua LTDA e Saneamento Basico e Companhia de Agua LTDA, sempre com diferentes números de CNPJ.
No momento do pagamento, os dados de quem vai receber o valor deve ser SANEAMENTO DE GOIÁS S/A – SANEAGO e sempre, indubitavelmente, com o CNPJ 01.616.929/0001-02.
Aqueles que tiverem dúvidas se o boleto emitido é verdadeiro ou falso, também pode entrar em contato com a ARM, via Ouvidoria, para esclarecer a indecisão.