Escola Municipal Pedro Ludovico, na Vila Jaiara, será totalmente reconstruída

Comunidade esperava reestruturação da unidade há 51 anos. Obra já tem 40% de execução

Foto: Ana Laura Zanni

O prefeito Roberto Naves visitou na manhã desta segunda-feira (24) o canteiro de obras da reconstrução da Escola Municipal Pedro Ludovico, na Vila Jaiara. A unidade, uma das mais tradicionais da região Norte, aguardava melhorias há 51 anos. A execução já chegou a 40%.

A escola seguirá os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com quatro blocos e um pátio coberto, além de refeitório. O projeto também atende todos os requisitos de acessibilidade.

“Tínhamos problemas estruturais severos, como uma cisterna que poderia desabar. Os alunos estavam em uma condição que não é a que queremos. Por isso, determinei a construção de uma nova escola. Toda ela é construída para dar melhores condições para alunos e professores”, disse o prefeito Roberto Naves.

Serão construídas 12 novíssimas salas de aula, distribuídas em dois blocos, conjunto de banheiros masculino, feminino e para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) em cada um deles. No bloco administrativo, haverá salas para secretaria, direção, coordenação, para os professores, almoxarifado e banheiros acessíveis.

“Quem ganha com isso são alunos, pais e professores. A gente está muito feliz de ver que vamos receber um prédio novo e moderno. Agradecemos à gestão pelo olhar carinhoso para a nossa comunidade”, afirmou a diretora da escola, Karine Araújo e Silva.

A nova Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira também terá laboratório de informática e biblioteca, além de estacionamento. Ainda há um bloco de serviços, com cozinha, despensa, área de serviço, vestiários masculino e feminino e depósitos de materiais de limpeza.

Prioridade

A educação é uma das prioridades da Prefeitura de Anápolis. Nos últimos sete anos e meio, 15 escolas – nos bairros da Lapa, Vila São Jorge, Vila União, Santo Antônio, Jardim Gonçalves, Vivian Parque, Itamaraty, Polocentro, Nova Vila Jaiara, Vila Esperança, JK Nova Capital, Paraíso e Jaiara, além do distrito de Souzânia – foram totalmente reconstruídas e ampliaram o número de vagas. A Lions Anhanguera, na Vila Formosa; Manoel Gonçalves da Cruz, no Jardim das Américas; e Dr. Adahyl Lourenço Dias, no Santos Dumont, terão ordem de serviço para reconstrução em breve.

O prefeito Roberto Naves também entregou a nova escola Cecília Meireles, no Reny Cury. Até o aniversário de 117 anos, serão inauguradas novas unidades no Setor Summerville e a Clínica Escola do Autista. Estão em construção novas escolas municipais na Vila Fabril, Industrial Munir Calixto e Jardim Primavera, cuja ordem de serviço será dada na manhã desta terça-feira (25). Outras três, no Residencial Ander, Leblon e no distrito de Joanápolis também estão em fase final de licitação.

Na educação infantil, são sete novos CMEIs – no Residencial Pedro Ludovico, Santo Antônio, Campos Elíseos, Nova Aliança, Vila Fabril, Vila São Vicente e Parque dos Pirineus, que será entregue em breve. Está em obras o CMEI do Jardim Promissão, com previsão de entrega ainda em 2024. Outros três, na Vila João Luiz de Oliveira, Vila Goiás e Vila Esperança foram totalmente reconstruídos. Mais três – no Bairro São Lourenço, Vila Norte e Vila Jaiara – passarão por reconstrução em breve.

“Sempre tratamos a educação como prioridade no nosso mandato. Deixaremos 10 mil vagas – somando educação infantil e fundamental – como legado para os próximos anos. Hoje não há filas de espera nas escolas e já reduzimos pela metade o que havia de espera quando assumimos a Prefeitura em 2017”, reforçou Roberto Naves.