Operação Tolerância Zero Contra a Dengue se torna referência com redução de mais de 80% dos casos da doença

Operação realiza ações de fiscalização e a retirada dos focos do mosquito, além de ações especializadas em cinco localidades da cidade

(Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)

As ações contra a dengue continuam sendo prioridade da Prefeitura de Anápolis e tem se tornado uma referência em decorrência da redução de mais de 85% dos casos da doença.

Nos primeiros 100 dias de gestão, foram realizadas diversas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, como a criação do gabinete de combate à dengue e o início da Operação Tolerância Zero contra a Dengue.

A operação realiza ações de fiscalização e a retirada dos focos do mosquito, com o manejo setorizado em cerca de 80% do município, além de ações especiais especiais em cinco localidades da cidade, incluindo o Centro e os bairros Alexandrina, Maracanã, Jardim Esperança e Boa Vista.

Dados

Boletim feito pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, registrou, entre os dias 01 de janeiro de 2025 a 15 de março de 2025, 472 casos de dengue em Anápolis.

Os dados analisados no primeiro trimestre do ano passado identificaram cerca de 2.040 casos em janeiro com 53 sinais de alarme e quatro considerados graves, 7.447 casos em fevereiro com 247 casos com sinais de alarme e 13 considerados graves e 8.684 casos em março, sendo 482 com sinais de alarme e 38 considerados graves.

Ao comparar os dados deste ano com o ano anterior foi possível identificar uma diminuição de 86,31% (taxa de incidência de 1,25 por mil habitantes) dos casos registrados.

Compartilhar publicação