Peça teatral alerta sobre riscos de abusos contra as crianças e adolescentes de Anápolis

Atividade faz parte da campanha Maio Laranja e contou com a presença de estudantes da rede municipal

Foto: Ana Laura Zanni

As ações da campanha Maio Laranja continuam e, dessa vez, o teatro foi a forma utilizada para sensibilizar crianças e adolescentes sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Estudantes das Escolas Municipais Clóvis Guerra e Inácio Sardinha de Lisboa, que participam dos programas Aprendiz Anápolis e Integração, lotaram o Teatro Municipal, nesta terça-feira, 21, para assistir uma peça sobre o tema e se empolgaram com a apresentação.

“Achei muito legal porque o teatro é uma boa forma de explicar sobre esse assunto. Os professores falam sobre isso em sala de aula, mas não é igual”, ressaltou Renata Silva, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Clóvis Guerra. Rafael Fonseca, de 13 anos, concordou com sua colega e acrescentou a importância de se divulgar o tema. “Às vezes algum amigo pode estar passando por uma situação constrangedora e, sabendo sobre o assunto, podemos ajudar.”

A coordenadora da Companhia Anapolina de Teatro (CAT) e produtora da peça ‘Beija-flores em Chamas’, Márcia Peixoto Braudes, disse que teve muito cuidado para não ser tão direta por conta da delicadeza do tema. “Apresentamos um beija-flor belo, leve, colorido, mas também aparentemente tão frágil, tão vulnerável para simbolizar a infância. As chamas representam a captura dessa ingenuidade.”

A secretária de Integração, Márcia Jacinta, falou da importância de abordar o tema com esse público. “Estamos aqui no Teatro Municipal com mais uma atividade do Maio Laranja para trazer de uma forma lúdica para as nossas crianças e adolescentes esse assunto tão relevante. Essa é uma maneira mais didática para podermos alcançar resultados mais efetivos porque todos vão entender como se cuidar e que eles tem toda uma rede de proteção que podem acionar.”

Para ver se a criança está sofrendo algum tipo de violação de direitos é importante a família estar atenta aos sinais, por exemplo, se ela mudou o comportamento de uma hora para a outra. O primeiro passo é procurar o Conselho Tutelar, que é a porta de entrada para garantir os direitos da criança e do adolescente, e o disque 100, onde a denúncia pode ser anônima.

Histórico

Em 3 de agosto de 2022, por meio da Lei nº 14.432, foi instituída a campanha Maio Laranja, a ser realizado no mês de maio de cada ano em todos o território nacional. O 18 de maio é definido como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade e atenção a este tipo de crime. O símbolo da campanha é a gérbera, uma flor de cor laranja. A planta foi escolhida por ser muito popular no país e pela sua fragilidade e vulnerabilidade.

Compartilhar publicação