Procon e Inmetro fiscalizam balanças nos comércios de Anápolis

Operação tem objetivo de verificar se balanças estão causando prejuízos aos consumidores

Foto: Bruno Velasco

O Procon Municipal, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), realiza durante esta semana a operação “De olho no peso”, com objetivo de fiscalizar as balanças de supermercados, açougues, padarias, restaurantes, e diversos outros comércios da cidade.

“Muitas vezes encontramos balanças que prejudicam o consumidor, que acaba pagando um valor maior, mas não leva o peso correto do produto. Mas encontramos casos também onde a balança causa prejuízo aos próprios comerciantes. Tudo isso pode ser evitado com a aferição de forma regular dos equipamentos”, ressaltou Wilson Velasco Diretor do procon.

De acordo com órgão, durante a operação “De olho no peso”, as denúncias recebidas pelos canais de atendimento do Procon também serão verificadas pelos fiscais, a fim de garantir que o consumidor anapolino tenha seus direitos respeitados.

“Se caso os fiscais constatarem alguma irregularidade na balança, o Inmetro irá emitir uma notificação, bem como uma multa que será paga pela empresa, e um processo administrativo é instaurado para a verificação dessas questões. Da mesma forma, o Procon, com base na constatação feita pelo Imetro, instaura também um processo de ofício para que a empresa preste explicações. Fazer a pesagem correta é valorizar o dinheiro tanto do comerciante, quanto do consumidor”, pontuou Wilson.

O Procon também orienta a população a realizar denúncias, caso desconfie de irregularidades nas balanças dos comércios. As informações devem ser encaminhadas ao Zap 24H (62) 3902-2882. Caso seja necessário atendimento presencial, basta se direcionar até a sede do órgão, na Avenida Belo Horizonte, Vila Jussara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Compartilhar publicação