A campanha nacional de vacinação contra HPV busca incentivar a imunização em todo o país. Em Anápolis, nos próximos 3 meses, a Secretaria Municipal de Saúde em conformidade com o Ministério de Saúde ampliará a faixa etária da vacinação contra HPV, para resgatar adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, cerca de 13.214 pessoas desse grupo ainda não receberam a vacina em Anápolis.
A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) é uma das formas mais seguras para garantir a proteção contra diversas doenças graves como diferentes tipos de câncer incluindo os de colo do útero, garganta, boca, orofaringe, além de lesões pré-cancerosas e verrugas genitais, vocais e em outras regiões.
A estratégia de resgate, com um prazo de três meses para execução, pretende assegurar que todos os adolescentes e jovens dessa faixa etária possam ser imunizados, contribuindo para a redução dos casos de câncer relacionados ao HPV e para um futuro mais saudável para as próximas gerações.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que a população mantenha o cartão de vacinação atualizado, para garantir maior proteção contra o vírus e outras doenças infecciosas.
Para receber o imunizante, que é aplicado em dose única, o paciente deve ir até a UBS mais próxima da residência com os documentos pessoais, incluindo o cartão de vacinação.