Assessorar o Secretário de Habitação e Planejamento Urbano;
Promover e articular os contatos sociais e políticos do Secretário;
Providencias o atendimento aos cidadãos e servidores que se dirigirem ao Gabinete do Secretário, prestando-lhe informações necessárias ou encaminhando-os, quando for o caso, a outras unidades da Secretaria;
Proferir despachos meramente interlocutórios ou de simples encaminhamento de processos;
Zelar para que os atos a serem assinados pelo Secretário, sua correspondência oficial e o seu expediente sejam devidamente formatados e encaminhados;
Informar as partes sobre a tramitação dos processos sujeitos a apreciação do Secretário;
Responsabilizar-se pela qualidade e eficiência das atividades de atendimento direto ao Secretário;
Promover o controle dos processos de demais documentos enviados a Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano;
Supervisionar, orientar e controlar as atividades desenvolvidas pelo Secretário;
Exercer outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções e que lhe forem atribuídas pelo Secretário.