Ouvidoria da Secretaria de Educação
A Ouvidoria é parte integrante da Secretaria Municipal de Educação. É um avançado instrumento de gestão estratégica, sendo esperado que, ao cumprir seu papel, contribua para a qualidade da gestão pública em sintonia com as demandas da sociedade.
A Ouvidoria é um serviço disponibilizado ao usuário do serviço público que tem por finalidade receber e encaminhar sugestões, reclamações e denúncias dos cidadãos, em defesa dos princípios fundamentais que devem prevalecer na administração pública: a legalidade, a legitimidade, a impessoalidade, a moralidade, a economia e a publicidade. Atua, também, na defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos, contra atos e omissões cometidos pela administração que venham atentar contra estes princípios. Ela auxilia o cidadão em suas relações com o Município, funcionando como uma crítica interna da administração pública, sob a ótica do cidadão.
É um canal de comunicação direta entre os usuários dos serviços da educação pública municipal, sendo um instrumento de assessoramento das demandas acometidas no ambiente escolar. Através dela o cidadão tem acesso aos órgãos centrais, diretorias e escolas e manifesta suas críticas, reclamações, sugestões, elogios da população e usuários aos serviços prestados. A equipe é composta por: psicólogo, neuropedagoga e psicopedagoga.
Escuta e acolhimento imediato;
Em até 48 horas para comunicação dos fatos,
Em até 07 dias úteis para apresentar encaminhamentos, sanar as necessidades cabíveis, e, a ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.
Não tem requisitos.
Acolher, acompanhar e encaminhar para os órgãos ou departamentos que poderão solucionar a demanda apresentada
- Verificar a procedência das solicitações de forma imparcial;
- Acompanhar o andamento das demandas, observando rigorosamente as determinações legais relativas ao sigilo, em especial de seus dados pessoais
quando solicitado;
- Sugerir e averiguar as soluções;
- Oferecer feedback aos interessados de forma ágil e desburocratizada;
- Elaborar relatórios consubstanciados e os encaminhar às diretorias ou órgãos
responsáveis para conhecimento, análise e providências cabíveis.
Requisitos, Documentos e Informações necessárias para acessar o serviço:
- O usuário poderá informar a demanda através do contato disponibilizado
- Enviar e-mail com a descrição da demanda
- Realizar a denúncia e ou solicitação presencialmente (na Ouvidoria)
A ouvidoria ao receber as manifestações dos cidadãos:
- Averigua e Analisa;
- Verifica a procedência da demanda;
- Orienta e encaminhar aos órgãos responsáveis para as soluções cabíveis
Pelos seguintes canais de comunicação:
- Telefone: 3902-1000
- E- mail: ouvidoria-semed@anapolis.go.gov.br
- Presencial: Endereço: R. Prof. Roberto Mange, 152 – Vila Santana de segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h
- Pessoa responsável: Walter Mendonça
- Telefone: 3902-1000
- E- mail: ouvidoria-semed@anapolis.go.gov.br
- Presencial: Endereço: R. Prof. Roberto Mange, 152 – Vila Santana de segunda a Sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h