Nesta quinta-feira, 20, no auditório do Parque Ipiranga, aconteceu a aula de encerramento da primeira turma do curso de Libras, composta por 32 servidores da Prefeitura de Anápolis tiveram dez encontros entre os meses de agosto e outubro. A segunda turma já está em andamento, com término marcado para dezembro. Em fevereiro abrirão novas vagas para outro grupo de nível básico e avançado e as inscrições serão anunciadas previamente pela Escola de Administração Municipal (EAM), da Secretaria Municipal de Governo e Recursos Humanos.
“Esse curso de capacitação da primeira turma de Libras, da Escola de Administração Municipal, representa um avanço nas políticas internas da Prefeitura de valorização do servidor, que teve possibilidade de desenvolver novas habilidades e usá-las na melhoria do atendimento à população de surdos. Com certeza estamos no início de uma grande jornada de conquistas”, declarou a coordenadora da EAM, Emanoela Celestino.
A vigia do Cmei da Vila São Vicente, Marilene César da Silva Cornélio, 41 anos, disse que já trabalhou como intérprete de uma criança de três anos, mas que com o passar do tempo acabou se esquecendo de muita coisa. “Esse curso é muito importante para a minha profissão, porque principalmente no local em que eu trabalho hoje ninguém sabe Libras. Então, se aparecer alguém da comunidade surda, a pessoa ficará completamente perdida, porque ninguém vai compreendê-la e, consequentemente, ficará sem atendimento.”
Seguindo a mesma linha de pensamento da vigia, a funcionária da perícia do Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor de Anápolis (NASSA), Gerusa Alves de Sousa Teixeira, 47 anos, afirmou que o curso foi muito importante para sua área, como na vida pessoal. “Já era uma vontade antiga aprender Libras, porque eu tenho contato com servidores e contribuintes que nos procuram para conversar e pode ser que um dia um deles seja uma pessoa surda. Fiquei realmente encantada com o curso.”
De acordo com o assessor jurídico na Perícia Médica da Secretaria e instrutor do curso, William do Carmo Gama, o conhecimento adquirido é de suma importância para essas pessoas, que são servidores de diversas áreas do município. “Hoje eles já saem daqui com uma noção de como recebê-los, de como encaminhá-los no que realmente eles precisam evitando aquele desgaste tanto para a gestão pública, como para o contribuinte, que é a peça mais importante da Prefeitura”, concluiu.