Sistema Braille é ferramenta importante na Educação Inclusiva

Cemad, escolas e Biblioteca Municipal contam com o Braille como instrumento de ensino aos estudantes

Foto: Bruno Velasco

O Dia Nacional do Sistema Braille foi comemorado no último dia 8 de abril com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas cegas em nosso sistema educacional. “A educação inclusiva é prioridade para a Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, que tem viabilizado condições de aprendizagem aos estudantes com essa deficiência. Para isso, conta com apoio do sistema Braille como instrumento de ensino utilizado pelo Centro Municipal de Apoio à Diversidade (Cemad), pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas e também pela Biblioteca Municipal com a Seção Braille”, afirma a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas.

O Braille é um sistema que foi oficializado em 1852 para possibilitar que pessoas com deficiência visual, parcial ou total, tenham acesso à leitura. Esse sistema é formado por caracteres em relevo que permitem o entendimento por meio do tato.

No munícipio, o Cemad atende crianças, jovens e adultos com deficiência visual e foca o seu trabalho nesse sistema. A instituição conta com diversas tecnologias assistivas, que contribuem para o desenvolvimento destes indivíduos. Valdileya Prado, coordenadora do Cemad, considera o sistema essencial para a educação do deficiente visual. “Dentro de todo o processo educacional, não podemos deixar de ressaltar a importância dele para a alfabetização dos nossos estudantes”, afirma a coordenadora.

Anápolis conta ainda com a Seção Braille Esmeralda Rodrigues, instalada na Biblioteca Municipal Zeca Batista. Além do acervo de mais de 4 mil livros (entre literários, didáticos, jurídicos, infantis, infanto-juvenis, dicionários, informativos e livros falados), a Seção oferece ao público atendimento pedagógico e psicológico, orientação e acompanhamento nos estudos, auxílio e orientação de mobilidade. Para as escolas que possuem alunos com deficiência visual, é prestado apoio pedagógico em todos os níveis educacionais.

Compartilhar publicação