Base Aérea de Anápolis Campo Marechal Márcio de Souza e Mello

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) é uma unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada no coração do Brasil, na cidade de Anápolis-GO. Ela foi criada de forma estratégica com a função de realizar a defesa aérea da capital federal do Brasil, Brasília.
A Base Aérea de Anápolis foi a primeira base aérea brasileira planejada e construída especialmente para receber um tipo específico de avião, os caças de fabricação francesa, Mirage IIIE/D designados pela FAB como F-103. A operação desses aviões exigia a construção de uma base inteiramente nova e plenamente capacitada a operar aviões supersônicos.
Em 2018, o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, 1° GTT, designado Esquadrão Zeus, passou a operar na BAAN e recebeu a missão de implantar a aeronave multimissão KC-390 Millennium na Força Aérea Brasileira, maior aeronave já produzida na América Latina.
Em 2023, o 1°GDA, sediado na BAAN, iniciou a operação do caça de fabricação Sueca Gripen, designado F-39 pela FAB, que é um caça supersônico que figura entre os mais modernos já fabricados no mundo, e, que com o tempo, vai substituir as aeronaves F-5M e A-1M, padronizando a frota, diminuindo o custo de operação e aumentando a capacidade de resposta a ameaças externas.

